Para a Gestalt-terapia o homem é um ser de escolha. Ao se dar conta de que a existência é construída por si mesma , fruto das suas próprias escolhas, se estabelece no ser humano a noção de responsabilidade: de “personagem” ou ator, o homem passa a ser autor da sua própria história, sendo livre, a cada momento, para trilhar um outro caminho.
O objetivo da Gestalt-terapia é ampliar a awareness. Pela teoria paradoxal da mudança, só se pode mudar, quando se torna aquilo que se é, e não quando se tenta ser algo que não faz parte de si próprio. O Gestalt-terapeuta irá encorajar seu cliente a mergulhar na sua experiência do momento e a apropriar-se de si mesmo.
Trata-se de uma abordagem psicoterapêutica centrada no cliente. Essa abordagem ajuda os pacientes/clientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora.
De acordo com a Gestalt, o cliente se liberta de seus impasses existenciais e muda seu padrão de comportamento, quando desenvolve um profundo conhecimento de si mesmo e reestrutura o “eu”. Sua utilização se dá no trabalho com crianças, adolescentes, casais, famílias, grupos ou individualmente.
É importante ressaltar, que a relação terapêutica na Gestalt terapia é dialógica, isto é, terapeuta e cliente dialogam sobre os significados, as origens, as consequências e as possibilidades de resolução dos conflitos existenciais abordados nos encontros terapêuticos, sendo este diálogo marcado pela confirmação e pela valorização das peculiaridades inerentes à singularidade de cada cliente.
Meu nome é Eric Moretti, sou cristão, casado e papai de menina. Nascido no interior de São Paulo, sou filho de pais afetuosos que nunca mediram esforços para proporcionar o melhor para mim e para minha irmã mais nova. O berço familiar citado, contribuiu muito para minha base em todos os sentidos, e me fez compreender que não importa a ocorrência, quando se tem afeto, amor, colo, amparo, direcionamento e respeito no lar, aquele desafio de alta complexidade que por ventura possa se apresentar em determinado momento consegue ser minimizado para que sua resolução aconteça.
E com base na minha própria experiência, posso dizer que grandes desafios foram vividos, porém, os mesmos, geraram inúmeros aprendizados e tudo contribuiu para me tornar quem sou hoje, inclusive no contexto da escolha profissional.
Meu desejo por cuidar de famílias, se deu pela percepção desde muito jovem, de que grande parte dos adoecimentos psíquicos e alteração de comportamentos, se iniciam a partir de conflitos gerados no lar, onde muitas vezes nos perdemos pela ocorrência de um rompimento com a interação saudável desse lar, o que promove a criação de estratégias forçadas de sobrevivência em ambientes disfuncionais, impulsionando o indivíduo a fazer escolhas distorcidas da sua verdade, que agridem seus critérios éticos e morais, seus valores, aonde desejos e planos são conduzidos para outra direção fora dos critérios da verdadeira identidade, que é a liberdade de ser.
Sempre fui muito observador e cuidadoso com o bem estar alheio, desde cedo liderava equipes na igreja, na escola e também no trabalho com meu pai, possibilitando aconselhamentos, escuta ativa com jovens, engajamento de equipes, gestão de conflitos, entre outros. Além de psicólogo, também sou músico profissional e me utilizo disso como suporte terapêutico.
Gosto muito de estudar, gosto de boas leituras, (acerca de tudo)… ciência, arte, música, filosofia e tenho grande prazer em compartilhar conhecimento.
Atualmente, atuo ajudando pessoas a entenderem suas histórias e o impacto delas nos comportamentos atuais, a lidar com adversidades vividas, desafios, ansiedade, depressão, autocobrança, e… amo tudo isso! Eu e meus pacientes, nos tornamos a cada dia mais, uma grande família, eu ensino, e também aprendo muito, e nosso propósito é viver uma vida mais leve e significativa com paz e extrema satisfação pessoal.
Ao contrário do que muitos dizem, o psicólogo não é indicado somente para pessoas que sofrem com doenças psicopatológicas. Realizamos, sim, um trabalho voltado a indivíduos com quadros emocionais mais severos, porém, além de promover melhorias na qualidade de vida pessoal, a psicoterapia permite ao cliente a capacidade de conhecer a si mesmo, suas emoções e principalmente, sua forma de interpretar os acontecimentos à sua volta, proporcionando mais segurança e autonomia na tomada de decisões, possibilitando a motivação na busca pelos seus objetivos, e também desenvolver estratégias para facilitar a superação de conflitos internos, de traumas, abusos, e acontecimentos marcantes do passado.
Ter o acompanhamento de um psicólogo no dia a dia pode trazer transformações significativas em sua existência, independente do motivo que o levou a iniciar o tratamento.
O apoio de um profissional é riquíssimo! O psicólogo irá conduzir o tratamento para que possam ser identificados sentimentos e pensamentos que se apresentam ocultos neste momento e precisam ser ressignificados.
O autoconhecimento produzido neste processo é o ponto de partida para que a pessoa possa reorganizar sua vida de forma mais assertiva, leve e saudável.
As informações trocadas com o profissional são sigilosas, devendo obedecer aos parâmetros estabelecidos pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.
É fundamental entender que buscar a ajuda de um profissional não é sinal de fraqueza, ao contrário, é um sinal de lucidez, autorrespeito e amor próprio.
Minha abordagem será de forma empática e respeitosa, considerando suas necessidades e emoções.
Técnicas comprovadas para melhorar sua qualidade de vida e alcançar um equilíbrio emocional duradouro.
Beneficie-se de ampla experiência para obter suporte psicológico de alta qualidade.